FarmPhoto.com - Photos. For farmers. By farmers.
T3RRA Cutta
Thread #395458 / / Total number of messages: 6 / Thread View Count: 1488 / Add thread to favorites:
Vespita 395458 206 Pasquali cultivator either
Pasquali cultivator
For sale in Spain
0,0,0
Re: Pasquali cultivator
sai mais um pasquali :-p
0,0,0
Re: Pasquali cultivator
Boas.
Mais uma vez os homens dos canhões!

Diogo Brás
0,0,0
Re: Pasquali cultivator
Abençoados sites espanhois. :-)
0,0,0
Re: Pasquali cultivator
Uma mulher de 82 anos liderou ontem, em Leiria, uma concentração inédita de tractores da marca Pasquali. Alice Jesus conduziu durante duas horas à frente de um cortejo de 30 entusiastas do tractor italiano, que deixou de ser fabricado em meados da década de 90 e é considerado de extrema importância para a modernização da agricultura portuguesa.
Surgidos em Leiria pela primeira vez há 36 anos, os Pasquali substituíram as juntas de bois nas encostas e planícies da região, vingando pela flexibilidade e capacidade de laborar em terrenos acidentados. Alice Jesus confirma: “Conduzem-se muito bem e metem-se em serventias onde, às vezes, os outros não vão.”

Viúva desde os 51 anos, a octogenária conta uma vida inteira de trabalho no campo que continua, hoje, a fazer parte da sua rotina no quintal onde cultiva hortaliças e fruta. “As forças são poucas e isto não dá dinheiro nenhum. Mas saio todos os dias e vou-me entretendo como posso”, afirma, bem-disposta.

Como a idade é um posto, ontem coube a Alice Jesus abrir o desfile entre a localidade de Andreus e Cruz da Areia, que reuniu 30 tractores da marca Pasquali, de diferentes cores e modelos. O mais antigo data de 1970. Se quase todos continuam em uso, alguns já não resistem a esforços redobrados – por duas vezes se registaram avarias, mas os condutores levaram o entusiasmo até ao fim.

Organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Andreus, a concentração vai ajudar a financiar as obras de ampliação das instalações, orçadas em 250 mil euros. Segundo o vice-presidente Henrique Azevedo, estão a ser construídos balneários, uma sala juvenil com computadores, uma cozinha, bar e garagem.

Ribeiro Vieira, o empresário responsável pelo início da importação dos Pasquali na região de Leiria, lembrou que foram vendidos uns 500 tractores até à fábrica italiana encerrar. Os primeiros custavam entre 67 e 100 contos, dependendo dos acessórios. “Destacavam-se pela dimensão e capacidade de tracção [4x4], eram quase um ovo de Colombo para substituir as juntas de bois nos terrenos acidentados”, referiu. “Tinham resistência e flexibilidade, mas acabaram por ficar desactualizados.”

UMA VIDA DE TRABALHO

Nascida há 82 anos na freguesia de Cortes, Alice Jesus mudou-se para a localidade de Andreus, também no concelho de Leiria, quando casou. Não sabe ler nem escrever – apenas o nome – e desde criança que leva uma vida de trabalho duro na agricultura. Viúva desde os 51 anos, tem três filhas, oito netos e três bisnetos. Quatro anos depois de lhe morrer o marido, perdeu um filho, então com 27 anos. Ambos faleceram em acidentes de viação. Filha de agricultores, Alice Jesus começou por ajudar os pais nas mais diversas tarefas. “Dantes era tudo manual”, lembra. Guardou cabras, fez queijo. Depois de casar foi obrigada a aprender mais uma profissão para garantir a sobrevivência da família. “O meu marido era ferreiro e eu malhei muito ferro”, conta.

Ao mesmo tempo, a agro-pecuária dava-lhe para vender fruta, vinho e leitões nos mercados da região. Ia de burro, antes de comprar o primeiro tractor – um Ferrari, depois trocado por um Pasquali. “Vendi muito cento a cinco escudos”, recorda. Alice Jesus continua activa e é comum, ainda hoje, vê-la no seu tractor em Andreus.
Cláudio Garcia, Leiria
0,0,0
Re: Pasquali cultivator
boas
Eu li este excerto no Jornal de Leiria. estava lá uma foto da velha toda contente em cima do canhão.
0,0,0
Loading Message List
[You must sign in to add photos or messages to this thread]
.
Please Note: FarmPhoto.com does not claim ownership of the photos posted here.
Contact individual posters for permission before using any of the photos.
0.076sec